top of page

Conselho Paroquial da Pastoral 

 

O Conselho Paroquial é um meio primacial de conseguir a coordenação e animação da vida própria da Paróquia e de levar à

execução os planos e programas nela elaborados, para a construção duma autêntica comunidade cristã. Do Conselho Paroquial fazem parte elementos representantes de todos os grupos paroquiais que se reunem regularmente com o Pároco.

 

__________________________________________//_________________________________________________//_________________________________________

ATA DA REUNIÃO DE NOVEMBRO 2025

Reunião do Conselho Paroquial de Pastoral da Paróquia de

S. Pedro do Araújo e da Paróquia de S. Tiago de Custoias

 

Aos treze dias do mês de novembro, do ano de dois mil e vinte e cinco, pelas vinte uma horas, decorreu no Salão Paroquial de Custoias, uma reunião do Conselho Paroquial de Pastoral da Paróquia de S. Pedro do Araújo e da Paróquia de S. Tiago de Custoias.

A reunião foi presidida pelo Pároco, José Loureiro, estando presentes os seguintes membros do Conselho Pastoral da Paróquia de S. Pedro do Araújo: Alberto Jerónimo, Ana Sofia, Avelino, Celeste, David, Elisabete, Graça Maria, Maria Armanda, Maria Helena, Maria Luísa, Maria José, Mariana, Mónica Sofia e Rita e os seguintes membros da Paróquia de S. Tiago de Custoias: Albina Florinda, Ana Otília, Irene, Manuel, Maria Carolina, Maria Florisa, Mónica Maria e Pedro Alexandre. Os seguintes elementos justificaram a sua ausência ao Pároco: Bruna Adriana e Ricardo Manuel.

  1. Caminhada Diocesana do Advento 2025 à festa do Batismo do Senhor 2026

Tema: Todos esperam por Ti! Abre-nos caminhos de esperança!

O Pároco fez uma nota inicial relembrando que mais do que qualquer iniciativa nos devemos centrar na vivência dos Sacramentos. Posto isto, apelou a que os presentes apresentassem as suas propostas para dar resposta à Caminhada de Advento-Natal que se aproxima ressalvando que se evite demasiada preocupação com atividades, dinâmicas, “coisinhas” que deixem como lembrança deste tempo que se aproxima apenas este tipo de iniciativas e não a vivência da Eucaristia e da Reconciliação que nos fazem levar o Natal do Senhor a todos os que nos rodeiam.

Questionados os presentes que também participaram da reunião do Conselho Vicarial de Pastoral acerca deste assunto, Pedro Alexandre confirmou que foi reforçado que não se pretende desenhar qualquer dinâmica em cada Paróquia, mas sim deixar ao critério de cada comunidade a sua realização. Os restantes elementos participantes do Conselho Vicarial de Pastoral confirmaram estas indicações.

Ana Sofia sugeriu para o Araújo a afixação de cartazes com as mensagens alusivas a cada semana da caminhada de Advento-Natal no adro da igreja de forma a que quem passa possa ler e também a catequese possa fazer um momento de oração em cada semana e depois caminhar até à igreja. Na igreja pretendem convidar toda a comunidade a depositar na manjedoura do Menino os seus sonhos e esperanças escritas em pequenos papéis. Durante o Advento haverá também a coroa alusiva.

Pedro Alexandre não concordou que para Custoias se realizassem os cartazes por considerar que lhe fazem lembrar propaganda política e que na realidade não despertam interesse em quem passa. Sugeriu que o presépio dentro da igreja seja construído semana a semana através do transporte de cada imagem por pessoas que habitualmente participam da Eucaristia dominical, mas que não estão inseridos em nenhum grupo paroquial para também lhes ser dada oportunidade de se darem a conhecer e de se sentirem mais acolhidos.

O Pároco sugeriu que se se fizessem cartazes em Custoias que poderiam ser colocados ao longo da rua da igreja.

Ana Otília achou válida a ideia dos cartazes sugerindo que em Custoias os mesmos poderiam ser colocados à volta da rotunda no cimo da rua da igreja, mas disse não achar muito conveniente a sua execução pois considerou que para se construir algo digno de ser afixado ficaria sujeito a custos que, neste altura, não devem ser priorizados.

Ana Sofia disse que os cartazes podem ser folhas A3 plastificadas pelas própria que não se importa de o realizar e depois colocados nas árvores do adro, tal com já fizeram anteriormente noutras situações e disse ter resultado muito bem.

Ana Otília não achou que essa forma de realização fosse digna de anunciar a mensagem que se pretende.

Os representantes do Araújo decidiram manter e avançar com os cartazes, manjedoura com sonhos e coroa de Advento sob a responsabilidade da Ana Sofia e restantes catequistas.

Os representantes de Custoias, sob a responsabilidade de Pedro Alexandre, resolveram manter a ideia do presépio construído semana a semana e agendamento de reunião no sábado, quinze de novembro às onze horas na igreja paroquial com todos os interessados em colaborar para se decidir ao certo a forma de levar a cabo a iniciativa.

   2. Caminhada Jubilar

Ana Sofia questionou se não se iria realizar uma caminhada jubilar das Paróquias de Araújo e Custoias à igreja jubilar de Matosinhos.

Foi referida que a situação climatérica nesta altura do ano não será muito favorável à realização da mesma e optou-se por se agendar uma caminhada jubilar/de Advento no domingo, trinta de novembro às quinze horas da igreja paroquial de Custoias (S. Tiago) iniciada com uma celebração de envio orientada pelo Pároco, seguida de caminhada até à igreja do Araújo (S. Pedro) onde culminará com uma celebração às dezasseis horas.

Pedro Alexandre sugeriu que a mesma se realizasse a vinte e oito de dezembro. Contudo, o Pároco, Alberto Jerónimo e David aconselharam a que nessa data não se realizasse já que na mesma vai acontecer o encerramento do ano jubilar na Sé do Porto.

   3. Sacramento da Reconciliação com os senhores padre da vigararia

O Pároco relembrou a importância de todos procurarem receber o sacramento da Reconciliação até ao Natal e pediu que todos os presentes reforcem este apelo aos membros dos diferentes grupos paroquiais.

Mais reforçou que se encontra disponível para atender em Confissão no Araújo às terças às dezanove horas e sábados às quinze horas e em Custoias às quartas e sábados às dezoito horas e trinta minutos.

Anunciou que os senhores padres da vigararia também atenderão em Confissão nas seguintes datas, horários e locais:

Quarta, dez de dezembro às dezasseis horas em Matosinhos

Terça, dezasseis de dezembro às vinte e uma horas em Perafita e Lavra

Quarta, dezassete de dezembro às dezasseis horas em S. Mamede Infesta e às vinte e uma horas no Padrão da Légua

Quinta, dezoito de dezembro às dezasseis horas no Araújo, Custoias e Guifões e às vinte e uma horas na Senhora da Hora

Sexta, dezanove de dezembro às dezasseis horas em Leça da Palmeira e Santa Cruz do Bispo.

   4.Natal do Senhor

O Pároco anunciou que na Solenidade do Natal do Senhor haverá Eucaristia na quarta, vinte e quatro de dezembro às dezasseis horas no Araújo e às dezassete horas em Custoias e na quinta, vinte e cinco de dezembro às dez horas no Araújo e às onze horas e trinta minutos em Custoias.

Depois de questionados, os presentes manifestaram concordância com os horários apresentados.

   5. Encerramento do ano jubilar a nível de igrejas locais

O Pároco avisou que haverá Eucaristia no domingo, vinte e oito de dezembro às dezasseis horas na Sé do Porto para o encerramento do ano jubilar.

   6. Concerto

Elisabete pediu para que se registasse que os grupos corais do Araújo e os catequistas vão realizar um concerto na igreja do Araújo no domingo, catorze de dezembro às quinze horas e trinta minutos com a ressalva de que a hora ainda poderá ser ajustada.

   7. Solenidade de Santa Maria, mãe de Deus

O Pároco anunciou que na Solenidade de Santa Maria, mãe de Deus haverá Eucaristia na quinta, um de janeiro às dez horas no Araújo e às onze horas e trinta minutos em Custoias.

   8. Encontros vicariais para acólitos e leitores

- vinte e quatro de novembro – primeiro encontro vicarial leitores às vinte e uma horas e trinta minutos em Matosinhos - “Apresentação do Evangelista do ano: S. Mateus” com Diácono Francisco Bártolo

- dezasseis de janeiro – primeiro encontro vicarial formação de acólitos às vinte e uma horas e trinta minutos em Perafita. - “O Batismo” com Pe. Celso

- dezanove de janeiro – segundo encontro vicarial leitores às vinte e uma horas e trinta minutos na Senhora da Hora. - “A organização do lecionário dominical e ferial” com Pe. Gonçalo

- trinta de janeiro – segundo encontro vicarial de formação de acólitos às vinte e uma horas e trinta minutos no Padrão da Légua. - A Confirmação” com D. Joaquim Dionísio

- treze de fevereiro – terceiro encontro vicarial de formação de acólitos às vinte e uma horas e trinta minutos em S. Mamede Infesta. - “A Eucaristia” com Pe. Ricardo

- nove de março – terceiro encontro vicarial leitores às vinte e uma horas e trinta minutos em Leça da Palmeira. - “A arte de proclamar a Palavra” com Hélder Reis (apresentador de TV).

​9. 

Celebrar-se-á no domingo, vinte e cinco de janeiro o Domingo da Palavra do Senhor. O Pároco pediu aos presentes ideias para se dinamizar este dia.

Ana Otília sugeriu que se realizasse em encontro de . A proposta foi aceite pelos restantes membros.

Dado que há uns anos se realizou um encontro de introdução à no Araújo optou-se por o próximo acontecer na igreja paroquial de Custoias às quinze horas.

Ana Sofia questionou sobre quem ficaria a responsabilidade da orientação deste encontro.

O Pároco considerou que essa questão poderia ser decidida mais tarde.

Pedro Alexandre acrescentou que seria importante essa questão ficar já definida e sugeriu que dado o teor do Domingo da Palavra que poderia ficar à responsabilidade dos grupos de leitores de Araújo e Custoias.

Ninguém se manifestou contra esta sugestão pelo que foi dada como aceite.

10.       Adoração ao Santíssimo

            O Pároco questionou o Conselho Paroquial de Pastoral acerca de se manter ou não a realização de Adorações ao Santíssimo. A maioria dos elementos não se manifestou. David pronunciou-se a favor de se manterem as mesmas.

            Elisabete manifestou-se acerca do horário pois considerou que às vinte horas não era um horário que desse possibilidade a que a maioria das pessoas participasse.

            Ana Otília interveio lembrando que a Adoração ao Santíssimo se realizou às vinte horas da última vez, mas da vez anterior foi às vinte e uma horas e verificou-se na mesma pouca participação da comunidade. Referiu também que há algum tempo celebrava-se Eucaristia às dezanove horas e trinta minutos e depois a Adoração ao Santíssimo das vinte horas às vinte e uma horas e havia mais participação apesar que não era também consistente.

            Elisabete pediu a Ana Otília para ter calma.

            Ana Sofia acrescentou que considerava que tinha que se ter atenção aos horários pois as pessoas mais velhas tinham mais dificuldade em participar com horários mais tardios.

            Ana Otília discordou referindo que mesmo com pouca participação a sua maioria é constituída por pessoas mais velhas independentemente do horário.

            O Pároco acabou por manter a realização da Adoração ao Santíssimo na primeira quinta de cada mês às vinte e uma horas no Araújo e na primeira sexta de cada mês às vinte e uma horas em Custoias.

11.       Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria

O Pároco anunciou que na Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria haverá Eucaristia na segunda, oito de dezembro às dez horas no Araújo e às oito horas e trinta minutos e onze horas e trinta minutos em Custoias.

David aproveitou para anunciar que se realizará a Vigília da Imaculada com todas as conferências vicentinas de Matosinhos no domingo, sete de dezembro às dezassete horas na igreja do Araújo.

Graça Maria acrescentou que nesse mesmo domingo se realizará no Centro Paroquial do Araújo a reunião dos membros ativos da Legião de Maria às quinze horas.

12. Festa da Apresentação do Senhor – 30º Dia Mundial de Oração Vida Consagrada

            O Pároco referiu que a dois de fevereiro haverá Eucaristia na igreja paroquial de Custoias às dezanove horas e trinta minutos.

13.              34º Dia Mundial do Doente

O Pároco pediu para que as Conferências Vicentinas e as Legiões de Maria de ambas as Paróquias se organizem para prepararem a celebração no dia onze de fevereiro às dezasseis horas na igreja paroquial de Custoias.

14.              Encontro Vicarial de reflexão

       Está previsto que aconteça a catorze de fevereiro no Seminário do Bom Pastor o encontro vicarial de reflexão destinado a todos os agentes da pastoral.

15.              Quaresma

O Pároco disse que haverá Eucaristia de Cinzas a dezoito de fevereiro às dezanove horas e trinta minutos no Araújo e às vinte e uma horas em Custoias.

Durante a Quaresma haverá Via Sacra às quintas às vinte e uma horas no Araújo e às sextas às vinte e uma horas em Custoias.

16.              Conselho Vicarial de Pastoral

       Pedro Alexandre informou que na reunião do Conselho Vicarial de Pastoral foi apresentado o Plano Diocesano de Pastoral para os próximos três anos e que o documento está disponível no site da Diocese do Porto.

       Disse também que está prevista a realização de um Sínodo Diocesano talvez com o tema “A desertificação da Diocese”.

       A Vigararia de Matosinhos está também a pensar voltar à realização de encontros vicariais tendo assinalado a data de vinte e quatro de abril para um possível encontro sendo provável que o tema seja “Imigração” e possa acontecer na Exponor.

 

       Nada mais havendo a tratar o Pároco deu por encerrada a reunião e agendou a próxima para dez de março de dois mil de vinte e seis às vinte e uma horas no Centro Paroquial do Araújo.

__________________________________________//_________________________________________________//_________________________________________

​

ATA DA REUNIÃO DE JUNHO 2023

Reunião das Comissões Permanentes dos Conselhos Paroquiais de Pastoral das

Paróquias de S. Tiago de Custoias e de S. Pedro do Araújo

 

Aos quinze dias do mês de junho, do ano de dois mil e vinte e três, pelas vinte uma horas e trinta minutos, decorreu no Centro Paroquial do Araújo, uma reunião do Conselho Paroquial de Pastoral da Paróquia de S. Pedro do Araújo e da Paróquia de S. Tiago de Custoias .

A reunião foi presidida pelo Pároco, José Loureiro, estando presentes os seguintes membros do Conselho Pastoral da Paróquia de S. Pedro do Araújo: Ana Ribeiro, Luísa, Elisabete, David, Graça, Mónica, Rafael, Armanda, Tiago Fernandes, Maria José e Avelino, e os seguintes membros da Paróquia de S. Tiago de Custóias: Carolina, Isilda, Albina, Mónica, Irene, Ricardo Silva, André, José, Manuel, Cristina, Florisa e Lucília. Os seguintes elementos justificaram a sua ausência ao Pároco: Ana Otília e Pedro Vieira.

​

  1. Alteração dos horários das celebrações eucarísticas

Na Paróquia do Araújo, a celebração de sábado às dezasseis horas e trinta minutos será suspensa com o encerramento da catequese. Assim, a partir do dia vinte e quatro de junho, inclusive, esta celebração será celebrada às dezoito horas até ao início da catequese. A celebração eucarística de domingo mantém-se às dez horas.

Na Paróquia de Custóias, a celebração de domingo às onze horas e trinta minutos será suspensa durante os meses de julho, agosto e setembro, mantendo-se as restantes celebrações nos mesmos horários.

De sete de agosto a quinze de setembro não haverá celebração eucarística à semana em ambas as Paróquias, exceto por motivos de celebração de sétimo dia de falecimento.

​

2. Solenidade - São Pedro e São Paulo

No dia vinte e nove de junho será celebrada a solenidade de São Pedo e São Paulo, na Igreja Paroquial do Araújo, às vinte e uma horas.

 

3. Festas em honra dos Padroeiros

No dia vinte e cinco de julho a celebração em honra de S. Tiago será celebrada às vinte e uma horas e trinta minutos, na Igreja Paroquial de Custóias. No dia trinta de julho haverá a majestosa procissão às dezassete horas.

No dia seis de agosto a celebração em honra de Nossa Senhora dos Remédios será celebrada às onze horas, na Igreja Paroquial do Araújo. No mesmo dia haverá a majestosa procissão às dezassete horas. A recitação do terço em honra de Nossa Senhora dos Remédios será às vinte e uma horas do dia trinta e um de julho ao dia quatro de agosto.

No dia quinze de setembro a celebração em honra de Nossa Senhora das Dores será celebrada às vinte e uma horas, na Igreja de Esposade. No dia dezasseis de setembro a procissão de velas sairá da Igreja Paroquial de Custóias às vinte e uma horas, terminando com a Celebração da Palavra na Igreja de Esposade. No dia dezassete de setembro haverá a majestosa procissão às dezassete horas. A novena em honra de Nossa Senhora dos Remédios será às vinte e uma horas do dia seis ao dia catorze de setembro.

 

4. Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria

No dia quinze de agosto será celebrada a solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria em ambas as Paróquias nos seguintes horários:

  • Araújo: dez horas;

  • Custóias: oito horas e trinta minutos, dezanove horas e trinta minutos.

 

5. Jornadas Mundiais da Juventude

Nas Jornadas Mundiais da Juventude irão participar dezoito jovens da Paróquia do Araújo e nove jovens da Paróquia de Custoias. A Paróquia do Araújo irá acolher dezassete jovens.

No âmbito dos Dias na Diocese haverá celebração eucarística na manhã do dia vinte e nove de julho no Parque da Cidade. Estão a decorrer inscrições para acólitos e ministros extraordinários da comunhão.

 

6. Outros assuntos

O grupo de jovens da Paróquia de Custóias comunicou que irá cessar atividade após as Jornadas Mundiais da Juventude.

O grupo coral da Paróquia do Araújo encontra-se sem responsável/organista por motivos de saúde. Como tal, irão reunir nos próximos dias para tentar encontrar a melhor solução.

​

__________________________________________//_________________________________________________//_________________________________________

​

ATA DA REUNIÃO DE FEVEREIRO 2023

Reunião das Comissões Permanentes dos Conselhos Paroquiais de Pastoral das

Paróquias de S. Tiago de Custoias e de S. Pedro do Araújo

 

Aos vinte e sete dias do mês de fevereiro, do ano de dois mil e vinte e três, pelas vinte uma horas e trinta minutos, decorreu no Salão Paroquial de Custoias, uma reunião do Conselho Paroquial de Pastoral da Paróquia de S. Tiago de Custoias e da Paróquia de S. Pedro do Araújo.

A reunião foi presidida pelo Pároco, José Loureiro, estando presentes os seguintes membros do Conselho Pastoral da Paróquia de S. Tiago de Custóias: Lurdes, Irene, Florisa, Manuel, Isilda, Pedro, Bruna, Carolina, Ana Otília, Mónica, Lucília, André, Filipa Vaz e José; e os seguintes membros do Conselho Pastoral da Paróquia de S. Pedro do Araújo: David, Margarida, Ana, Avelino, Luísa, Mónica, Elisabete, Tiago Fernandes, Armanda e Nuno.

​

1. Eleição dos novos Conselhos Paroquiais de Pastoral

Os mandatos do Conselho Paroquial de Pastoral terminam em junho de dois mil e vinte e três. Assim, o Pároco solicitou que os grupos paroquiais fizessem a eleição de dois elementos e comunicassem à Paróquia, através do e-mail, até ao Domingo de Páscoa, dia 9 de abril.

 

2. Confissões Quaresmais

Os Párocos da Vigararia de Matosinhos estarão nas Igrejas Paroquiais a confessar todos aqueles que assim entendam nas seguintes datas:

  • 11 de março às 10h00 em Leça do Balio;

  • 15 de março às 15h30 e 21h30 no Araújo e Custóias;

  • 16 de março às 15h30 e 21h30 em Leça da Palmeira;

  • 22 de março às 15h30 e 21h30 em Guifões e Santa Cruz do Bispo;

  • 23 de março às 15h30 e 21h30 em Lavra e Perafita;

  • 28 de março às 15h30 e 21h30 em Matosinhos;

  • 29 de março às 15h30 e 21h30 no Padrão da Légua;

  • 30 de março às 15h30 e 21h30 na Senhora da Hora.24 horas para o Senhor

 

3. 24 horas para o Senhor

Nos dias dezassete e dezoito de março decorrem as 24 horas para o Senhor na Igreja Paroquial de Custoias para ambas as paróquias. Tal como no ano passado, haverá interrupção da adoração ao Santíssimo Sacramento das vinte e quatro horas às sete horas.

O Pároco colocou à análise e aprovação de todos manter a escala de oração do ano passado, tendo sido aprovada.

Assim, a escala de oração é a seguinte:

  • 19h30: Celebração Eucarística

  • 20h00 – 21h00: Catequese do Araújo

  • 21h00 – 22h00: Leitores do Araújo

  • 22h00 – 23h00: Grupos Corais de Custoias

  • 07h00 – 08h00: Acólitos do Araújo

  • 08h00 – 09h00: Grupo Bíblico do Araújo

  • 09h00 – 10h00: Acólitos de Custoias

  • 10h00 – 11h00: Grupos Corais do Araújo

  • 11h00 – 12h00: Leitores de Custoias

  • 12h00 – 13h00: Conferência de S. Vicente Paulo do Araújo

  • 13h00 – 14h00: Jovens de Custoias

  • 14h00 – 15h00: Conferência de S.Vicente Paulo de Custoias

  • 15h00 – 16h: Catequese de Custoias

  • 16h – 17h: Legião de Maria do Araujo

  • 17h – 18h: Legião de Maria de Custoias

  • 18h – 19h: Jovens do Araújo

  • 19h: Encerramento

Caso algum grupo não possa assegurar a hora atribuída, poderá trocar com outro grupo, ficando à responsabilidade de cada um.

 

4. Domingo de Ramos na Paixão do Senhor

No dia 2 de abril celebra-se o Domingo de Ramos na Paixão do Senhor com a bênção dos ramos em todas as celebrações. Conforme anos anteriores, haverá ramos para quem quiser.

O Pároco sugeriu que, nas celebrações das 16h30 de sábado no Araújo e às 11h30 de domingo em Custóias, fosse organizada uma procissão de entrada com a assembleia, lembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Esta sugestão foi aceite por ambas as paróquias.

 

5. Sagrado Tríduo Pascal

Os horários das celebrações do Tríduo Pascal, exceto Vigília Pascal, ainda não estão definidos. O Pároco irá definir os horários com o Pe David nos próximos dias.

No dia 6 de abril celebra-se a Missa Vespertina da Ceia do Senhor seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento até às 24h. Na Paróquia de Custoias, a adoração ao Santíssimo Sacramento será assegurada pelos acólitos, e na Paróquia do Araújo será assegurada por todos os grupos. Relativamente ao Rito do Lava-Pés da Paróquia de Custoias, este ano os grupos de jovens, Coral de Esposade e Legião de Maria deverão indicar um elemento para participar neste ritual até ao final do mês de março.

No dia 7 de abril celebra-se a Paixão do Senhor e ambas as Paróquias propuseram que, caso o Pe David tenha disponibilidade, ambas as celebrações ocorram às 15h.

A Vigília Pascal será no dia 8 de abril às 21h na Paróquia do Araújo e às 21h30 na Paróquia de Custoias. Os grupos de jovens de ambas as paróquias assumem a decoração e venda das velas.

 

6. Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor e Visita Pascal

As celebrações de Domingo de Páscoa serão às 09h00 na Paróquia do Araújo e às 19h30 na Paróquia de Custoias. A Visita Pascal tem início às 09h30 na Paróquia de Custóias e às 10h00 na Paróquia do Araújo.

Conforme anos anteriores, o Pároco apelou aos presentes a participação dos grupos paróquias nos grupos da Visita Pascal. Todos os grupos da Visita Pascal deveriam ter entre quatro a cinco elementos de forma a que o anúncio da ressurreição tenha alguma representatividade e dignidade nas Paróquias. Relativamente à forma da visita pascal, a entrada do grupo da Visita Pascal nas casas das famílias deverá ficar à consideração destas.

 

7. Mês de Maio, mês de Maria

Durante o mês de maio, haverá recitação do terço nos seguintes horários:

  • Paróquia do Araújo:

    • Segunda a sábado às 21h00

    • Domingo às 09h30

  • Paróquia de Custóias:

    • Segunda à sexta às 21h00

    • Sábado e domingo às 19h00

Foi sugerida a alteração do horário de sábado na Paróquia do Araújo por fraca adesão das pessoas, tendo sido sugerido alterar para depois da missa das 16h30. Atendendo que a representante da Legião de Maria não estava presente, ficou combinado que iriam avaliar esta alteração em grupo posteriormente.

 

8. Jornadas Mundiais da Juventude

No sentido de preparar as Pré-Jornadas Mundiais da Juventude será necessário formalizar a formação do Comité Organizacional Paroquial (COP). Assim, será agendada uma reunião para o efeito.

 

​

bottom of page